A descoberta dos Florais foi feita pelo médico inglês Edward Bach (1886-1936). Através de suas observações médicas, Doutor Bach logo compreendeu que o mesmo tratamento nem sempre curava a mesma doença, a queixa era semelhante, mas as pessoas reagiam de forma diferente. Bach compreendeu que pacientes com temperamento e personalidade semelhantes, frequentemente reagem de forma semelhante ao mesmo remédio.

A personalidade do cliente é mais importante que o corpo no tratamento de sua doença. As emoções, sentimentos são cruciais para se pensar no tipo de tratamento. Então Bach compreendeu a relação da cura com a personalidade do homem.

O princípio "Trate o seu paciente não a sua doença" tornou-se a base do Sistema Florais de Bach.

O "Método de Cura" com os Florais de Bach é um método de autoconhecimento, que gera um processo de transformação profunda, modificando nossas crenças limitantes.

Mestre Bach, intuiu 39 arquétipos de cura que são 39 portas ou meios diferentes para mobilizar a cura. Cada floral corresponde a uma chave. Esta chave abre sua porta de transformação e ajuda para o seu conhecimento interno. Por isso, não é aconselhável tomar muitos florais, e por ser um processo de autoconhecimento, é necessário ir se descobrindo aos poucos com a ajuda de um terapeuta habilitado.